quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O livro não morreu! Pato Branco. Paraná. São tantas emoções...




Bom dia!


Depois de alguns dias fora do ar, cá estou novamente, "sob o olhar sanguinário do vigia.Você não sabe o que é caminhar"...háháhá. Esses dias fui na casa da Ká e ao ir embora ouvi essa música num carro. Caraca, fazia muito tempo. Nunca achei que o povo de Maringá gostasse de Racionais...Bom, vai ver que não era um maringaense. Vai saber. rs. Ou vai ver que gosta mesmo. Ainda estou descobrindo muitas coisas sobre esse povo. Eu só sei de uma coisa: Amo meu Paraná. 

Explico: Digo "meu", pq já morei aqui quase 10 anos, mas em Pato Branco (já ouviram falar naquele programa da Globo, o Toma lá da cá, no qual a atriz Alessandra Maestrini interpretava a Bozena, a empregada doméstica de Pato Branco??), pois é gente. Pato Branco existe mesmo e eu até tenho uma foto quando criança sentada em cima do pato que está na entrada da cidade! hahaha. Quantas recordações...Ah, vale lembrar pra quem não sabe, que o jogador Pato, que hoje está convocado por Mano Menezes para a seleção, nasceu lá! E as minhas irmãs Angélica, Ana Claudia e Ananda também são patobranquenses. É assim que se fala mesmo...rsrs.

Bozena e o Pato! branco...

Bom, e apesar de ter nascido em SC e morado em SP quase 20 anos, ao Paraná retornei e desta vez pela minha própria vontade e é claro para acompanhar meu marido, pq das outras vezes, foi pq meu pai quis e posso dizer seguramente: Paraná é o meu lugar!!! Será que Deus tem dado uma mãozinha nisso tudo?? rsrs. Não tenho dúvidas...



Enfim...já que alguns dias se passaram e muitas coisas aconteceram, vamos começar... Minha vida realmente é uma roda gigante. kkk. Mas o mais legal, é que a cada dia, cada vez que o sol se põe, eu tenho a certeza de que o dia que virá será muito diferente do anterior e isso é a vida, cara. Todo mundo reclama da rotina, reclama que está cansado de fazer as mesmas coisas, mas eu posso dizer que a minha vida, independente do que eu faça, nunca será a mesma. E sabe por que? Porque eu escolhi assim. Nós somos donos da nossa vida. É claro que mudar de cidade ajudou, e muito. Não nego. Mas às vezes a mudança precisa partir de dentro de nós pra que a de fora aconteça. entendeu? ;)

E só tenho coisas boas a dizer e que tudo tem o seu tempo. Apesar de estar passando por momentos dificílimos, mas aprendi isso também. Gente, sabe aquele lance de viver cada dia como se fosse o último???? Batata!! É isso mesmo que deveríamos fazer. Bom, pelo menos eu tô fazendo e sabe o que é melhor, tem dado muito certo.

Massss, vamos ao título do post: O livro não morreu. Eu me lembro muito bem dos tempos da faculdade de jornalismo (que saudades - hoje tô muito saudosista, deu pra perceber, né?), que a maior discussão era se o jornal morreria com a internet ou se os livros acabariam. Muitos estudiosos diziam que seria o fim dos empregos em redações de impressos, que a era da internet havia chegado e quem não se enquadrasse estava fora. Afffffffffff. Previsões desse tipo nunca me agradaram e sempre eu me questionava sobre isso. E hoje, lendo no Blog da Época na coluna Mente Aberta de Rafael Pereira (como já mencionei, assino a Época, mas tb recebo as notícias do Blog), ele fala exatamente sobre isso.

Pra você entender melhor, foi realizado em Paraty (RJ), agora na última semana, um evento chamado FLIP (Festa Literária de Paraty) no qual são debatidos diversos assuntos ligados à literatura e no dia 06, o tema abordado foi o futuro do livro, com a ilustre presença de Peter Burke* e do historiador e diretor da biblioteca de Harvard, Robert Darnton. E como sempre, a avaliação final, é de que o livro não vai morrer, gente!! Óbvio!?!?!?. 

E uma salva de palmas ao Livro!!! Que ele sempre exista nas nossas vidas. Só queria deixar duas frases desse historiador de Harvard que foi genial: “Admiro o Google, e é ótimo que eles tenham digitalizados dois milhões de livros, todos de domínio público. Mas eles queriam digitalizar bibliotecas como a de Harvard, de graça, e cobrar pelo acesso aos livros. Seria o monopólio do conhecimento ” 

Mais uma pra relfetir: “Já tivemos o anúncio da morte do livro, da morte do autor e agora da morte da biblioteca. Acho que não acredito mais na morte”. Amigo, eu nunca acreditei!

Bom, pra mim o livro sempre foi e sempre será imortal. Se quiser conferir a matéria na íntegra, aí está: 

                                   


Dica de filme do dia: "Um sonho possível"




Olha, não é a toa que a minha vida tem sido pautada por sonhos que se tornam realidade e esse filme vem de encontro ao que hoje eu sinto em relação ao preconceito, ao respeito, ao amor. E o que é uma família de verdade! Quero ser assim quando crescer, como a Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Não é por acaso que essa mulher ganhou o Oscar de melhor atriz este ano. Ela foi simplesmente perfeita. Vale a pena ver.

bjinhos e uma ótima semana. apesar de já estarmos na quinta, aqui em Maringá, pra mim, todo dia é um dia bom, seja ele segunda ou quinta, ou domingo...rsrs. E cada dia tem suas preocupações, por isso, viva de acordo com ele.




*Se vc não sabe quem é Peter Burke, me poupe e dá um google ai, ok? kkkk. ou como diriam meus colegas de XPress, um yahoo respostas! rsrs. Seja curioso, queira sempre saber mais...mas lembre-se, tudo que é usado para o bem, se reverte no bem. 

PS.: Ká de Sampa: sabe pq to acordada já a essa hora? pq qdo não se tem o transito e o stress de uma cidade grande sobra muito mais tempo pra se fazer sabe o que? nada...e o nada, pode ser um passeio, um livro ou simplesmente nada. E ai, quando chega a manhã, vc não quer acordar tarde, pq vc tem um dia inteiro pra fazer nada.


Putz, esse negócio vicia! kkk. Só mais um dica de filme pra criançada. Lembra daquele post que falei que tem muito filme que serve mais pra adulto do que pra criança? então...Lá vai:
MEU MALVADO FAVORITO! IMPERDÍVEL! ESTÁ EM CARTAZ. assista em 3D.




fui...