segunda-feira, 12 de julho de 2010

Espanha campeã, chuva, educação brasileira...

Bom, menos de 24 horas depois de postar, estou aqui novamente (isso vicia), pois muita aconteceu hoje. kkk. Primeiro, choveu! não aqueeeela chuva que precisávamos, mas já tá bom pra começar, pois esfriou um pouquinho. Obrigada Senhor.


Segundo, a Espanha foi campeã. Bom, depois de uma Copa sem craques, sem emoção, pelo menos um time que nunca foi campeão, ganhou. Vou falar uma coisa, nunca vi uma Copa tão sem graça em relação a jogo, técnica. Acho que porque assisti a praticamente todos os jogos (no salão tem TV - heheh), pude perceber como os jogos foram xoxos, sem gols, sem raça. Parecia que jogavam com medo, sei lá. Coisa estranha. Isso no geral, não só em relação ao Brasil. enfim, acabou! Parabéns Espanha.


Acho que quando a Copa for no Brasil, em dia de jogos terá que ser feriado nas cidades que receberão as partidas, pq imagina? vai ser um caos..aliás, segue a lista das 12 cidades-sedes e estádios que receberão a Copa:


Belo Horizonte - Mineirão
Brasília - Mané Garrincha
Cuiabá - Verdão
Curitiba - Arena da Baixada
Fortaleza - Castelão
Manaus - Vivaldo Lima
Natal - Dunas
Porto Alegre - Beira Rio
Recife - Cidade da Copa
Rio de Janeiro - Maracanã
Salvador - Fonte Nova
São Paulo - ? (Com o Morumbi fora, a ideia é construir um estádio em Pirituba...vamos ver. Mas o projeto do Morumbi iria ficar muuuito legal. Vide foto)


Depois de chuva, Copa, é hora de falar de Educação!



Assino a Revista Época que está sendo uma das melhores leituras atualmente pra mim, pra não se ficar alienado...A internet é boa, a Tv é boa, mas uma revista com matérias bem feitas são primordiais. Já assinava em SP e continuei aqui. A cada semana, sempre tem matérias importantes, noticias mais detalhadas do que nos jornais. A deste domingo, que me chamou a atenção não foi a matéria de Capa que trazia o goleiro Bruno (já falei sobre isso e por hora chega, depois de ver a reconstituição no Fantástico, só resta rezar pela condenação desses monstros, psicopatas, que fizeram isso), mas sim sobre números do ensino brasileiro!

Cara, eu sempre falo e tem gente que ainda não gosta! Ler é fundamental. Pra se falar bem, mas pra escrever principalmente. Eu pego no pé mesmo das pessoas que gosto, com o português. Qual o problema de se falar certo? enfim, vou falar da matéria que tem a ver com as melhores escolas do país e o que elas têm feito pra serem o melhor ensino do Brasil. Exemplos que devem ser seguidos...


A matéria mostra o ranking de escolas com as notas das melhores escolas municipais e redes estaduais, segundo o IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação) e uma cidade do interior paulista, chamada Cajuru, aparece em 1º lugar no quesito de 1ª a 4ª série. Por que?


Eis a combinação de 4 fatores:


Orçamento alto (30% da verba total do município, ou seja, 5% a mais) + qualificação dos professores + reforço escolar + envolvimento dos pais.


Cara, parece uma fórmula absurda???? Pois não é. E não adianta, tem que estar tudo ligado. A educação de uma criança não depende só de um ou de outro, depende de todos: pais, escola, governo e professores. Porém, a gente sabe que com o governo o negócio é mais complicado, mas porque então não começarmos? Em casa? Tudo precisa de um começo. É claro que tem pais que não tão nem aí, mas eu creio que seja a minoria. E outra os valores estão todos invertidos. Antes os pais cobravam dos filhos, hoje os pais cobram dos professores. A responsabilidade é de ambos. Mas tem que começar em casa.

OUTRO EXEMPLO BACANA é a entrevista com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro (estado que tem a maior rede de escolas municipais do país), Claudia Costin. Ela diz a seguinte frase: "Prédio não educa, quem educa é gente". Meeeu, a mulher é f...Alguns dos seus resultados em 18 meses de gestão:

- Alfabetização de 28 mil alunos de 4ª e 5ª séries, que evoluíam de série, mas não sabiam ler. (siiiiiim, tem muito isso no Brasil. A gente vê tanto por ai. Marmanjo que não sabe fazer uma frase direito.)


- Está investindo nas escolas em áreas de violência e na capacitação e valorização dos professores. "Piscina e quadra coberta não ensinam. Quem ensina é gente", afirma. (ela tem toda razão. Do que adianta lazer, se a falha está no coração da escola?)


- Acabou com a aprovação automática. (lembra quando éramos mais novos e passávamos direto da 6ª pra 7ª? Na época poderíamos até achar legal, mas isso é péeeeessimo para o futuro educacional de uma criança)


- Resultados positivos nas áreas de violência. Capacitação dos professores através da pedagogia do sonho para alunos com trauma por violência. (vou colocar o link com a matéria toda pra quem quiser saber mais sobre essa terapia. sensacional)

Agora, uma parte fundamental da entrevista: "No Rio imperava a cultura do coitadinho: eles são pobres, os pais não dão atenção, então vamos passá-los de ano. Não vamos dar dever de casa nem prova. Todos elementos importantes para desafiar os alunos tinham sido retirados. Com esse trabalho de realfabetização e reforço, estamos dizendo a eles: vocês podem. Não existe trabalhar a autoestima de uma criança no vazio. Só com resultados. Como os atletas." finaliza.

PERFEITO!!! PRECISA DIZER MAIS? É por isso que toquei neste ponto antes, de as pessoas acharem ruim serem corrigidas, achar q não faz mal nenhum falar errado, etc. Cara, que péssimo isso. E começa dentro de casa. Vê os pais falando errado, na escola não tem o ensino adequado, consequência: adultos que não sabem ler, muito menos interpretar textos. Não é só porque a pessoa é pobre que pode falar ou escrever errado. Tipo, alguns dizem isso mesmo o que ela comentou: ah, coitado, mas vai ver como é em casa, o que ele passa, etc. NÃO JUSTIFICA!!!! Ai essas mesmas pessoas dizem que não tem oportunidade, que não tem emprego, mas quando tiveram a oportunidade, não aproveitaram. SÓ DEPENDE DE CADA UM DE NÒS. Se não teve apoio necessário quando criança, então procure ajude depois de grande. Não é vergonha pra ninguém e nunca é tarde.


Bom, acho que tá bom por hoje!


Gostaria apenas de deixar essa mensagem. Estudem crianças, estudem adultos. Não se cansem de ler, ler, ler. Assim como minha miga Mayara que adora ler. Ela só tem a ganhar, com certeza! Né amiga? ;)


Se tem dúvidas, pergunte! Além de adquirir mais cultura, se aprende a escrever melhor.


PS.: só pra fechar, tô assistindo a Central da Copa e o Ronaldo fenômeno está lá. Ele é o maior artilheiros das Copas! fala sério! o cara é bom. E é Corinthians!!! uhuuuuu. Aliás, esse programa estava um máximo. Adorei.


bjussssssssssssss. Paz&Bem!